JCP (Juros Sobre Capital Próprio)

Tempo de Leitura: 2 minutos

Você se lembra do sonho de ganhar dinheiro sem precisar fazer absolutamente nada? Na semana passada, nós te apresentamos os incríveis dividendos, responsáveis por fazer um dinheirinho cair na sua conta com certa frequência, sem esforço. E hoje, temos mais uma forma de te ajudar a realizar esse sonho: os JCP!!!

A sigla JCP significa Juros Sobre Capital Próprio. Se você acompanha o glossário, deve se lembrar de que os dividendos são uma remuneração destinada aos acionistas, correspondente a uma parte do lucro líquido da empresa. Os JCP também são uma forma de remuneração dos acionistas, a diferença é que eles são distribuídos antes de ser calculado o lucro líquido.

Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que os JCP são considerados uma despesa para a companhia. Como eles são uma despesa, eles acabam “diminuindo” o lucro líquido e, consequentemente, o valor que a empresa precisa pagar a título de Imposto de Renda também fica menor. Ou seja, trata-se de uma via de mão dupla: enquanto o investidor fica feliz com o dinheirinho extra, a empresa utiliza os JCP como uma estratégia para pagar menos impostos.

Só que tudo isso tem um probleminha: se a empresa não paga imposto sobre os JCP, já que eles são considerados uma despesa dela, quem pagará? Você, caro(a) Lobo(a)!!! Você não achou que o governo seria bonzinho, né? Os JCP estão sujeitos ao Imposto de Renda de 15% na hora do recebimento, mas esse imposto já é retido na fonte.

Talvez você esteja se perguntando qual é a vantagem desse negócio, já que você tem que pagar imposto, enquanto a empresa só se beneficia. Mas não fique nervoso(a)! É muito comum o valor dos JCP ultrapassar o dos dividendos, mesmo após a retenção do imposto.

Obviamente, caberá a cada Lobo(a) analisar cada empresa, para descobrir qual delas remunera melhor os acionistas e qual tipo de remuneração vai preferir receber. As empresas escolhem pagar dividendos ou JCP com base em seu regime tributário. Para algumas, é mais vantajoso pagar dividendos, enquanto o JCP pode ser melhor para outras.

Se tiver ficado alguma dúvida, não precisa se preocupar: é só mandar pra gente em blog@lobosensina.com ou nas nossas redes sociais! Vai ser um prazer te atender!

Raffisa Carvalho Banza Armentano Nunes

Bacharel em Direito pela Universidade Presidente Antônio Carlos

Pós-graduada em Direito Administrativo pela Faculdade Internacional Signorelli

Escritora do blog da Lobos Investimentos e investidora no mercado financeiro

One thought on “JCP (Juros Sobre Capital Próprio)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *